PROJETO JUNINO 2014

UM PAÍS CAMPEÃO POR NATUREZA

INÍCIO: 30/05/2014
TÉRMINO: 12/07/2014
ABERTURA: 30/05/2014 com o TORNEIO DE FUTEBOL E PINTURA DO MURO LATERAL DA ESCOLA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Jaciara Santos Nobre

Srs. Pais e professores. Projeto pode ser definido como: "um conjunto de práticas conscientemente finalizadas que se desenvolvem através de um processo complexo que inclui momentos de ação e representação, conduzindo à existência de interações múltiplas e diversificadas" (Silva & Miranda, 1990, p.21). Trata-se, portanto, de um conjunto de atividades planificadas com vista a alcançar um determinado objetivo através da utilização de recursos disponíveis, em que os alunos desenvolvem competências essenciais como o espírito crítico, colaboração e comunicação tornando-se ativo e mais autônomo na construção do conhecimento. Assim, o processo de aprendizagem está centrado nos alunos. Cabendo ao professor e a família envolvê-los.
Jaciara Santos Nobre

INTRODUÇÃO:
A copa do mundo no Brasil e uma oportunidade não só para a promoção do futebol mais também para a divulgação da nossa diversidade cultural e musical e, principalmente as contribuições e o ônus para a sociedade brasileira. Por isso, o trabalho com mapa do Brasil, Mapa Mundi, Globo terrestre, O estudo através de pesquisa e informações entre os alunos será muito importante para o conhecimento das diferentes culturas nas diversas regiões do Brasil e do mundo.

1. JUSTIFICATIVA:
A copa do mundo é uma grande oportunidade para enriquecer as aulas, tornando o ambiente escolar mais alegre e dinâmico para os educandos. Eventos como esses se tornam ótimos recursos educacionais para estimular e desenvolver as competências curriculares que fazem parte do currículo
escolar. O projeto a ser desenvolvido visa um trabalho interdisciplinar envolvendo atividades dentro e fora do espaço escolar, aprimorando o nosso conhecimento a cerca do nosso e de todos os países participantes desse mega evento que é a Copa do Mundo de Futebol. Sendo um evento que apresenta uma pluralidade de raças, valores e costumes, temos uma gama de aspectos a serem trabalhado.

2. OBJETIVOS GERAIS:

• Reconhecer as diversas conquistas do Brasil.
  • Conhecer a história das copas anteriores.
  • Conhecer a etnias e cultura de cada País participante.
  • Repúdio a qualquer forma de preconceito.
  • Aceitar as perdas, reconhecendo que não se pode vencer sempre.
  • Reforçar o espírito patriótico.
  • Conscientizar a busca da paz e da união entre os povos através do esporte.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Identificar em que nós brasileiros somos uma Nação campeã.
  • Reconhecer a importância da História do nosso País em Copas do Mundo.
  • Conhecer as contradições em nosso País.
  • Identificar os Países participantes da Copa do Mundo 2014.
  • Desenvolver valores importantes como: ética, respeito, espírito de equipe, companheísmo, dedicação, trabalho em grupo, respeito as regras, boa conduta, respeito ao próximo.
  • Compreender, aprender e cantar o Hino Nacional e, evidenciar que todo País tem seu próprio Hino.
  • Pesquisar músicas que retratam as Copas passadas e a atual.
  • Identificar e compreender as mudanças que ocorrem em nosso País durante os mundiais, principalmente nas regiões onde as festas juninas são comemoradas.
  • Promover torneio de futebol.
  • Realizar pinturas com desenhos que envolvam o Mundial.
  • Realizar o FORRÓ DO HEXA.

4. ESTRATEGIAS:

• Produção de textos.
  • Leitura infirmativa.
  • Pesquisa.
  • Exposição de cartazes.
  • Confecção da Mascote da Copa.
  • Significado da letra do Hino nacional brasileiro.
  • Confecção das bandeiras dos países participantes.
  • Apresentações para o FORRÓ NOBRE, com as músicas da Copa ou que abordem o futebol.
  • Decoração de todos os espaços da Escola.
  • Mural com notícias e imagens ligadas a copa.
  • Pintar o muro da Escola com desenhos da Copa nas cores da nossa Pátria.
  • Torneio de futebol entre os meninos. Formação de times representado cada País participante do Mundial.
  • Formação de torcidas organizadas com as meninas.
  • Ensaios para a apresentação durante o FORRÓ do HEXA.
  • Formação dos times, cada um representando um dos Países participantes.

4. DATAS COMEMORATIVAS QUE ENTRAM NO PROJETO:

• Copa do mundo 2014.
  • São João. FORRÓ DO HEXA- dia 08/06/2014. (traje caipira contemplando as cores do Brasil)

5. AVALIAÇÃO:

• QUALITATIVA: Será feita através de registros, de acordo com a participação, interesse e desenvolvimento de cada aluno, individual e coletivamente.
  • QUANTITATIVA: As AVI - testes da II UNIDADE terão valor: 3 pontos + 2 pontos do PROJETO = 5 pontos.

6. LEMBRANÇA:

• KIT da copa.